Visa Manaus realiza blitz em balneários e flutuantes da cidade

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 23 Segundo

Manaus – Balneários e flutuantes comerciais em funcionamento na capital receberam uma ação de fiscalização e orientação educativa na manhã deste sábado, 4/8, por equipes da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que inspecionaram as condições de estruturas e funcionamento dos locais e possíveis riscos à saúde dos frequentadores, além de verificar se os estabelecimentos possuíam a licença sanitária, obrigatória.

Um dos locais visitados foi o balneário do Sesc, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste. “Essa ação tem o objetivo de educar e orientar as pessoas que frequentam esses espaços. A pessoa que trabalha a semana toda e vem aqui em busca de lazer precisa encontrar um ambiente adequado. Então, a Vigilância Sanitária se preocupa com isso, observando se a piscina tem um bom tratamento de água e as próprias instalações de apoio como os banheiros e as lanchonetes, por exemplo”, destacou o fiscal da Visa Manaus, Pedro Contente.

Outras duas equipes visitaram, ainda pela manhã, seis flutuantes: o restaurante da Praia Dourada, o Flutuante do Sedutor, Salomé, Paradise, Peixe-boi e Doró. “Todos os estabelecimentos apresentaram boas condições de utilização e atendimento à população, embora tenham algumas situações sim de adequação. Mas estamos felizes com o resultado que mostra a eficácia do acompanhamento da Visa Manaus”, destacou a fiscal responsável por uma das equipes de engenharia do órgão, Regina Lemos, acrescentando que um relatório será produzido e entregue aos proprietários de cada espaço, com recomendações de adequações.

Os responsáveis pelos estabelecimentos receberam orientações sobre prazos e procedimentos necessários para regularização de problemas sanitários e de documentação, caso estejam descumprindo as normas previstas no Código Sanitário municipal e na legislação nacional. Nos locais visitados foram distribuídos panfletos com informações sobre as áreas de atuação da vigilância sanitária municipal e sobre a importância da participação popular na fiscalização diária de produtos e serviços que possam colocar a saúde em risco.

Semana da Vigilância Sanitária

A blitz em balneários e flutuantes integra as atividades da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, realizada pela Visa Manaus desse a última segunda-feira, 30/7, e que se encerra neste domingo, 5/8, quando se comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, com uma ação educativa no Complexo Turístico Ponta Negra, pela manhã, durante o projeto Faixa Liberada, coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A atividade educativa será entre 8h e 12h, com distribuição de folhetos explicativos sobre os serviços da Vigilância, incluindo a Ouvidoria do órgão (0800 092 0123), por meio do qual a população pode fazer denúncias sobre suspeitas de irregularidades.

O objetivo das comemorações este ano é divulgar a importância da vigilância sanitária no Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar, prevenir e eliminar riscos à saúde. Além disso, a Visa Manaus quer incentivar a população a ter uma atuação fiscal permanente, observando a qualidade dos produtos que consome e dos serviços que utiliza no seu dia a dia.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Avenida Djalma Batista ganha vida e beleza com o florescer de ipês

Manaus/AM – Um espetáculo único de beleza natural. Os ipês da avenida Djalma Batista entram no período de florescência e, nessa época, além de cores ao cenário urbano de Manaus, eles fornecem também as sementes para a produção de novas mudas. No total, as 315 árvores plantadas ao longo da avenida, […]