Turquia relaxa deslocamento e permite ‘vida social controlada’

A Turquia entrará na próxima semana em uma fase de recuperação gradual da pandemia do novo coronavírus, chamada nesta quarta-feira (6) pelo ministro da Saúde, Fahrettin Koca, de “vida social controlada”.

“A nova fase terá duas regras básicas: todos teremos que usar máscaras quando sairmos e teremos que manter a distância social”, declarou o ministro.

Como anunciado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na última segunda-feira, os maiores de 65 anos, que estão estritamente confinados há um mês e meio, poderão sair pela primeira vez no próximo domingo (11).

“Haverá apenas um número limitado de pessoas nos centros comerciais, e os restaurantes e cafés desses centros permanecerão fechados”, afirmou Koca, que adiou o anúncio de outras regras para a próxima semana.

A Turquia atingiu o topo da curva de infecção na terceira semana de abril, um mês após a primeira morte por covid-19 no país ter sido declarada, com 130 óbitos por dia. Agora, há cerca de 70 por dia e 3.584 no total, com 131 mil casos de infecção reportados.

Koca ainda confirmou que o Campeonato Turco voltará a ser disputado no dia 12 de junho, mas esclareceu que todas as decisões a respeito cabem à federação do esporte (FTF). “O ministério não quer se envolver neste debate”, limitou-se a dizer.