Tire suas dúvidas sobre as medidas de restrição impostas pelo Governo do Amazonas

Redação
1 0
Tempo de leitura:3 Minuto, 24 Segundo

Manaus – O Governo do Amazonas divulgou na tarde desta sexta-feira (19), a flexibilização das restrições impostas em decreto a reabertura de parte do comércio no estado. Shoppings, Lojas, restaurantes e praças de alimentação vão poder reabrir respeitando medidas restritivas. O decreto passa a valer na próxima segunda-feira (22) e segue até o dia 28 de fevereiro.

A justificativa do governo foi que a taxa de transmissibilidade que era de 1.3, passou para 0.95, menor valor deste ano. A redução foi de 24,7% e o Amazonas que já foi o primeiro na taxa de transmissão, passou para o 22º lugar no país. Na coletiva foi informado pela secretaria de saúde que a ocupação hospitalar é de 74% e que não há problema de oxigênio. Todas as unidades tem o produto garantido. Foi anunciado que o estado está na fase vermelha e o interior na fase roxa. Todas as medidas foram tomadas de acordo com dados técnicos da fundação de Vigilância e saúde (FVS) e levando em consideração os aspectos sociais e econômicos.

“O Amazonas, pelo menos a capital, continua em uma fase vermelha, que é uma fase crítica da pandemia. O interior continua na fase roxa, que é uma situação mais crítica que os casos estão aumentando significativamente sobre tudo o município de Parintins, onde nós tomamos a decisão de montar um comitê naquele município.

O novo decreto vai iniciar na próxima segunda-feira (22) e vai até o domingo (28). A restrição de circulação vai continuar de 19h às 6h. Continua permitido sair apenas com extrema necessidade como ir ao hospital, drogaria ou situação que não pode ser evitada.

“Vai depender do esforço de cada um. Para prevenir do vírus de ser transmitido é necessário evitar o contato a aglomeração. Aí vai um esforço individual. Evite entrar em lojas que estejam com capacidade acima do permitido e denuncie para os órgãos de controle. Os proprietários das lojas também têm a responsabilidade de fazer isso. Estes ajustes que estamos fazendo, eles podem ser revogados e voltar a trás em qualquer momento de acordo com a evolução dos casos epidemiológicos”, disse Wilson Lima.

“Se a gente perceber que lá no centro ou em outro centro comercial a aglomeração tá muito grande, como por exemplo no bate palma, todo mundo aglomerado, a gente não tem o que fazer a não ser retroagir e voltar a trás das decisões que nós estamos tomando aqui. E eu não tenho menor problema em fazer isso. Não vão ao comércio e nem ao shopping passear”, completou o governador.

Alterações no novo decreto (Válido de 22 a 28 de fevereiro)

Lojas em Geral

Atendimento presencial: das 9h às 15h:

(Segunda a sábado; domingo segue proibido).

Drive-thru: 8h às 18h -Delivery: das 8h às 17h.

Supermercados

Mantém o horário de funcionamento (06h às 19h).

Está liberada a venda em todos os departamentos

Shoppings Centers

Atendimento presencial: das 10h às 16h:

(Segunda a sábado; domingo segue proibido).

Delivery: das 8h às 17h -Drive-thru: 10h às 17h.

Praças de Alimentação dos Shoppings

Horário de funcionamento: 6h às 16h
Com distanciamento social e uso obrigatório de máscaras
Capacidade de 50% de sua ocupação total.

(Segunda a sábado; domingo segue proibido).

Unidades de Ensino

Permitido o funcionamento das atividades administrativas, com atendimento por agendamento.

(Somente com capacidade de 50%, de segunda a sexta).

Restaurantes, lanchonetes, e estabelecimentos registrados como restaurantes

-Atendimento presencial: das 6h às 16h (somente com capacidade de 50%, segunda a sábado; domingo segue proibido).

Delivery: das 6h às 22h -Drive-thru: 6h às 18h.

Marinas

Permitidas para manutenção e corretiva

Construção civil

Obras de manutenção e reforma em residências

Enem

O governador confirmou, ainda, que o Enem ocorrerá na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24) de fevereiro. Wilson decretou ponto facultativo e feriado escolar nos dois dias do exame. Recomendação para que as pessoas não saiam de casa durante a prova, principalmente de 11h às 13h. Horário de deslocamento dos alunos para fazer o exame.

Publicado por: David Richard

*** Matéria atualizada às 15h38 ***

VEJA Á LIVE:

 

Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
2
Surprise
Surprise
1
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Jovem vai em 'boca de fumo' comprar droga e leva facada no peito

Manaus | Um jovem de 19 anos foi esfaqueado em uma boca de fumo durante um discussão com os traficantes na madrugada desta sexta-feira (19). O caso aconteceu no Beco Jacaré, localizado no bairro Nova Floresta, zona Leste de Manaus. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem foi […]