Sema realiza implementação do protocolo mínimo de monitoramento da biodiversidade e abertura da terceira trilha, na RDS Uatumã

Redação
0 0
Tempo de leitura:1 Minuto, 12 Segundo

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por intermédio do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), iniciou, na última terça-feira (12/06), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, nos municípios de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (227 quilômetros), a implantação do Protocolo Mínimo e abertura da terceira trilha para proteção e monitoramento da fauna e flora.

De acordo com o gerente da RDS, Cristiano Gonçalves, o principal objetivo da atividade é fortalecer o diálogo com as comunidades rurais sobre as questões ambientais da Unidade de Conservação (UC). “O programa de monitoramento, quando se é elaborado de forma concisa, passa a ter grande importância para o trabalho da gestão da UC”, informou.

Gonçalves informou, também, que o protocolo do “Programa Monitora” prevê o monitoramento em três trilhas que fazem parte das comunidades São Francisco do Caribí, Livramento e Santa Helena do Abacate, em Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. Segundo ele, existem duas trilhas abertas que passarão por manutenção e limpeza. E será aberta uma terceira”, disse.

As trilhas têm a extensão de cinco quilômetros e tem como objetivo fazer o monitoramento da fauna e flora da UC. Nos municípios, será feita também a coleta de dados de indicadores biológicos como: mamíferos terrestres, aves, plantas arbóreas e arborecentes e borboletas frugívoras. O trabalho envolve uma equipe técnica da Sema e conta com o apoio dos comunitários.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe intervenções artísticas neste sábado (16)

Manaus/AM – Neste sábado (16/6), a partir das 10h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), receberá diversas intervenções artísticas gratuitas em uma Mostra Indígena. Feira de artesanato, espaço gastronômico, apresentação de danças folclóricas e visitação guiada às exposições culturais farão […]