As áreas de canteiro central utilizadas como retorno de veículos da avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste, foram fechadas pela Prefeitura de Manaus. O bloqueio foi necessário após estudo do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que apontou alto risco de acidentes de trânsito nos locais, e recomendou o fechamento de três pontos, para garantir mais segurança aos motoristas.
Foram fechados os retornos na frente dos condomínios Jardim América, Jardim Europa e após o Comando Militar da Amazônia. Os condutores terão que fazer o retorno a partir das rotatórias na esquina da avenida do Turismo, na frente do 19º DIP ou nos canteiros que oferecem segurança para a manobra.
As conversões à esquerda, realizadas nos canteiros centrais dessa via, de acordo com o Manaustrans, representam grande risco de acidente de trânsito. Está comprovado que, para fazer o retorno, os condutores necessitam desacelerar o veículo exatamente na faixa de maior velocidade e, ao acessar a pista contrária, invadem também a faixa de maior aceleração.
Além dessas manobras arriscadas, alguns retornos estavam localizados em trechos de curvas da avenida, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Nesses locais o condutor não tinha visibilidade do fluxo de veículos na pista contrária ou necessitava frear muito próximo de um veículo parado, tentando fazer o retorno.
“A medida é a comprovação de que a Prefeitura de Manaus está atenta para reduzir acidentes e salvar vidas, como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. A avenida Coronel Teixeira já possui rotatórias para o condutor fazer o retorno com segurança”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.
Com o fechamento dos retornos, o canteiro central da via está sendo construído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Após a construção receberá paisagismo e sinalização também.
Leia Mais
Região Metropolitana de Manaus tem o maior índice de pobres do País
Manaus tem recorde de roubos dentro dos ônibus em junho, aponta Sinetram
Nota de falecimento do professor de Educação Física e repórter Saimon Eduardo