Segurança maior nos retornos da avenida Coronel Teixeira

As áreas de canteiro central utilizadas como retorno de veículos da avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste, foram fechadas pela Prefeitura de Manaus. O bloqueio foi necessário após estudo do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que apontou alto risco de acidentes de trânsito nos locais, e recomendou o fechamento de três pontos, para garantir mais segurança aos motoristas.

Foram fechados os retornos na frente dos condomínios Jardim América, Jardim Europa e após o Comando Militar da Amazônia. Os condutores terão que fazer o retorno a partir das rotatórias na esquina da avenida do Turismo, na frente do 19º DIP ou nos canteiros que oferecem segurança para a manobra.

As conversões à esquerda, realizadas nos canteiros centrais dessa via, de acordo com o Manaustrans, representam grande risco de acidente de trânsito. Está comprovado que, para fazer o retorno, os condutores necessitam desacelerar o veículo exatamente na faixa de maior velocidade e, ao acessar a pista contrária, invadem também a faixa de maior aceleração.

Além dessas manobras arriscadas, alguns retornos estavam localizados em trechos de curvas da avenida, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Nesses locais o condutor não tinha visibilidade do fluxo de veículos na pista contrária ou necessitava frear muito próximo de um veículo parado, tentando fazer o retorno.

“A medida é a comprovação de que a Prefeitura de Manaus está atenta para reduzir acidentes e salvar vidas, como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. A avenida Coronel Teixeira já possui rotatórias para o condutor fazer o retorno com segurança”, explicou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Com o fechamento dos retornos, o canteiro central da via está sendo construído pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Após a construção receberá paisagismo e sinalização também.