Rover da Nasa viverá ‘sete minutos de terror’ antes de pousar em Marte

Redação
0 0
Tempo de leitura:1 Minuto, 40 Segundo

O rover Perseverance da Nasa está próxima de iniciar a manobra de pouso em Marte para estudar o solo do planeta. Esse período que antecede a chegada é o momento de maior tensão da missão: afinal, é ele que determina se todo o esforço de lançamento e da viagem será ou não recompensado.

Esse período de nervosismo envolve a entrada na atmosfera de Marte, o processo de descida e a aterrissagem — carinhosamente batizados de “sete minutos de terror” pelos astronautas, em relação à duração desse procedimento totalmente automatizado.

Sem qualquer forma de controle manual do robô, a agência fica sabendo se ele foi bem sucedido somente mais tarde, quando novos dados são enviados da sonda para o sistema da NASA.

Os sete minutos de terror

Antes da contagem começar, a Perseverance é desacoplada da parte principal do módulo de transporte. Em seguida, ela começa a descida na atmosfera a uma velocidade de até 20 mil km/h. Nesse momento, o escudo térmico ajuda a dissipar o calor até a velocidade ser restabelecida.

Um paraquedas supersônico é então lançado para deixar a sonda na posição e ficar ainda mais lenta. Só que os problemas não acabaram: a cratera de Jezero, local escolhido para o pouso e os estudos, é um terreno extremamente irregular e pode danificar o equipamento na chegada.

Por isso, a Perserverance tem um sistema inteligente que tira fotos da superfície antes do pouso para compreender a situação do terreno e se ajustar antecipadamente ao melhor lugar para aterrissar.

Ao definir o local, o paraquedas é removido e foguetes propulsores são acionados para garantir estabilidade. A uma altura de 20 metros, a estrutura superior lança a sonda lentamente até o chão a partir de um cabo e voa até outro ponto de Marte. A Perserverance então está pronta para agir.

A Perserverance deve iniciar as manobras de pouso às 16 horas (horário de Brasília) de 18 de fevereiro, com transmissão pelo canal do NASA Jet Propulsion Laboratory no YouTube.

Publicado por: David Richard

 

Happy
Happy
0
Sad
Sad
0
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Câmera de segurança flagra assalto a farmácia comandado por ‘Blindada’ na Cidade Nova

Vídeos divulgados pelas redes sociais na noite desta quinta-feira (18), mostram o momento em que um casal, comandado por uma “blindada”, comete um assalto a funcionários de uma drogaria localizada na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. O crime ocorreu às 19h10. Nas cenas é possível […]

Obrigado pela visita!