Polícia Militar do Amazonas comemora 181 anos com programação de eventos diversificada

Redação
0 0
Tempo de leitura:4 Minuto, 12 Segundo

Ao completar 181 anos de atuação, em 4 de abril, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), festeja seus quase dois séculos de existência como uma das instituições de segurança pública do Estado mais comprometidas com as diretrizes da Lei, com o estabelecimento da ordem e do direito de ir e vir de cidadãos e cidadãs amazonenses.

Muitas foram as conquistas da Instituição ao longo desta trajetória, iniciada a partir de sua consolidação como força pública, dentro da estrutura organizacional na época da então Província do Amazonas, estabelecendo-se em 4 de abril de 1837. Na avaliação do coronel PM David Brandão, que está no comando da Corporação desde 16 de janeiro de 2017, o sentimento de cada um dos servidores da Polícia Militar é de muito orgulho em fazer parte dessa honrada organização.

“A data traz a nós, policiais militares, o sentimento de um orgulho singular, pois, ao longo de sua existência, em quase dois séculos, a Polícia Militar vem prestando volumosos serviços ao Estado do Amazonas e aos amazonenses, nos mantendo firmes na missão de servir e proteger a sociedade”, salientou Brandão.

Tendo sua estrutura principal de gestão o Alto Comando da Corporação, formado pelo comandante-geral coronel PM David Brandão, subcomandante-geral coronel PM Álvaro Cavalcante e chefe do Estado Maior, coronel PM Júlio Sérgio, a Polícia Militar se mantém sempre atenta nos dias atuais, oferecendo à população policiamento de excelência diariamente.

“Todos os dias, nos fazemos presentes nos locais mais complexos, nas ruas e logradouros de alta periculosidade, por conta dos índices de criminalidade, mas que não nos inibe e nem amedronta aos nossos guerreiros, do maior ao menor na escala hierárquica. Somos mais de nove mil soldados dispostos a enfrentar e inibir o crime e toda e qualquer violência que possam perturbar a ordem e a paz social”, explicou o comandante-geral.

Atuação diversa – Com o passar do tempo, a Polícia Militar, além das ações concernentes a sua área de atuação, assumiu outras dimensões da estrutura governamental, seja na área de educação escolar, na assistência social, saúde e outros setores fundamentais para o bem comum e o desenvolvimento do Amazonas. Os projetos sociais alcançam um grande contingente de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que encontram nas ações diárias da Instituição, a parceira ideal para a inclusão social em que se inserem a partir de suas expectativas de vida.

Eventos de abertura das comemorações – Uma diversificada programação musical marcou o início das comemorações dos 181 anos da Corporação, na noite do dia 4 de abril, e que devem se estender por todo o mês. O Teatro Amazonas, símbolo cultural do Amazonas, recebeu em seu palco talentos da Instituição, como as bandas dos colégios militares, a tradicional Banda de Música da Polícia Militar e a irreverente Banda Mão Pra Riba, formada por policiais militares de várias unidades operacionais. O repertório foi dos mais variados com interpretações da música popular brasileira e ainda de músicas eruditas, que encantaram o público presente ao evento formado por convidados e servidores da Polícia Militar.

Ainda na manhã do dia 4 de abril, a Polícia Militar também promoveu solenidade militar no complexo do Comando Geral, em Petrópolis. O evento contou com a presença do governador Amazonino Mendes, além de autoridades militares e civis da sociedade organizada. Durante a solenidade também foi feita a outorga de medalhas e o governador parabenizou os militares pela conquista de suas promoções.

Mais atividades comemorativas – Nos dias 5 e 6 de abril, aconteceu a 14ª Edição do Torneio de Tiro Policial. A PMAM promoverá ainda a Cavalgada, com a presença do 1º Regimento de Policiamento Montado (RPMON) “Coronel Bentes”, mais conhecida por Cavalaria, que acontece no dia 21 de abril, às 7h, no Comando de Policiamento Especializado, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste.

No dia 22 (domingo), acontecerá a tradicional Corrida Pedestre Tiradentes, que, em 2018, chega a sua 35ª edição, com percursos de 5 e 10 km. A versão Master ou adulta acontece às 7h do dia 22, em frente ao anfiteatro do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na zona oeste. A versão Infantil será no sábado (dia 21), na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste, com largada às 16h.

Do dia 20 (sexta-feira) até 22 de abril (domingo), também ocorrerá a Exposição de Produtos e Serviços da Polícia Militar (EXPOPMAM), que será realizada no Shopping Via Norte na zona norte da cidade.

No dia 25 de abril, ocorre a Campanha de doação de sangue “Projeto PM Sangue Bom” e será desenvolvida em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que estará com sua Unidade Móvel conhecida como “Vampirão”, no Pátio do Complexo do Comando Geral da Polícia Militar.

No dia 28 de abril, será realizada a Corrida Ciclística, comemorativa ao aniversário da PMAM e de um ano de implantação do Ciclopatrulhamento, o patrulhamento em bicicletas na cidade de Manaus. No dia 29, acontece a Corrida de Obstáculos, fechando o calendário do mês de festividades da PMAM.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Polícia Civil prende em menos de 24h jovem pela autoria de homicídio de borracheiro, ocorrido no bairro Nova Cidade

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado, Bruno Hitotuzi, titular da unidade policial, prendeu, em flagrante, na manhã de terça-feira (17/4), por volta das 9h30, Marco Antônio Nascimento da Silva, 22, pela autoria do […]