Número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passa de 100

RIO – O número de casos confirmados do novo coronavírus passou de 100 no Brasil. Durante a tarde, o Ministério da Saúde informou que havia 77 casos cujo diagnóstico era positivo. Esta noite, no entanto, o Hospital Albert Einstein informou que mais 55 pacientes tiveram o resultado positivo no exame para a Covid-19. Outros casos foram relatados pelas Secretarias estaduais de Saúde. Ao total, o Brasil tem 136 casos confirmados e um aguarda contraprova.

No caso dos exames feitos pelo Albert Einstein não há necessidade de contraprova, porque o laboratório já fez outros testes que confirmaram o diagnóstico. De acordo com a instituição 98 exames já deram positivo, desde o dia 24 de fevereiro, quando o hospital comprovou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

VEJA TAMBÉM: Coronavírus: saiba o que é, como tratar e se prevenir

Nesta tarde, o Ministério da saúde anunciou os seis primeiros casos de coronavírus no Paraná e os dois primeiros de Pernambuco.

Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná cinco são pacientes de Curitiba. Eles estão em isolamento, e o estado de saúde deles não é grave. Esses casos foram importados da Europa.

O 6º caso é uma paciente de Cianorte, na região norte, que esteve no Oriente Médio. Ela não está hospitalizada, e esse caso também é considerado leve.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos que viajaram juntos para a Itália testaram positivo para a Covid-19. Eles estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife e apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.

Novos doze casos foram diagnosticados em São Paulo, três no Rio e dois no Rio Grande do Sul.

Os 136 casos estão distribuídos por dez estados mais o Distrito Federal. São Paulo lidera a lista com 97 casos, em seguida vem o Rio de Janeiro, com 16. Os demais estados são: Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Bahia (3), Pernambuco (2), Minas Gerais (2), Santa Catarina (2), Distritio Federal (2), Alagoas (1) e Espirito Santo (1).

Dois casos de coronavírus foram confirmados nesta quinta-feira em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde. Ambos estão em Florianópolis. Os pacientes, um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, não precisaram ser internados.

A mulher é brasileira e mora na Holanda. Ela chegou ao Brasil no dia 23 de fevereiro e começou a apresentar os sintomas no último dia 8. Já o homem mora em Florianópolis e esteve em Nova York, nos Estados Unidos. Ele voltou no dia 6, começou a se sentir mal no dia seguinte, quando procurou atendimento médico.

Os dois pacientes estão sendo monitorados e recebendo tratamento em casa. A pasta da Saúde informou que vai fazer contato com as pessoas que convivem com ambos para coletar as amostras e fazer os testes para Covid-19.

O segundo caso de coronavírus em Minas Gerais foi confirmado no início da noite desta quinta-feira, informou Secretaria de Estado de Saúde (SES). A nova paciente é uma mulher de 38 anos que chegou de Israel no dia 29 de fevereiro. Ela apresentou tosse, febre e dor de garganta. De acordo com o governo do estado, ela está em isolamento domiciliar. Ela é de Ipatinga, no Vale do Aço.

Um terceiro caso foi confirmado na Bahia. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com a Covid-19, quando ela ainda estava sintomática. Segundo a Sesab, a paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

O governo do Distrito Federal confirmou, nesta quinta-feira, o terceiro caso de coronavírus na capital. Segundo o GDF, o paciente é um homem que está internado em um hospital particular na Asa Sul. De acordo com o Palácio do Buriti, a contraprova ainda é aguardada.