Navio com mil turistas estrangeiros atraca em Belém

Belém – Navio Amera, com mil turistas de diversas nacionalidades, principalmente alemã, atracou na manhã deste sábado (14), no trapiche de Icoaraci, em Belém. A programação em terra inclui visitações e pontos turísticos da capital.

Segundo a Secretária de Estado de Turismo (Setur), o navio partiu de Montevidéu, capital do Uruguai, percorreu a costa brasileira, passando por cidades como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA) e Natal (RN), e seguirá com destino ao Caribe.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, acompanhou o receptivo dos visitantes e garantiu que todas as orientações de proteção ao coronavírus, repassadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo seguidas.

De acordo com o secretário, os protocolos de inspeção e acompanhamento dos relatórios de bordo e médico estão sendo realizados conforme o Comitê Técnico formado desde janeiro no Pará.

Segundo Beltrame, a secretaria recebeu o diário de bordo do navio Amera e não há ninguém suspeito ou doente, mas, de qualquer forma, “é importante a ação coordenada das autoridades sanitárias sejam do Estado ou federais, uma vez que esse é um problema mundial e cada nação precisa cumprir o seu papel”.

De acordo com Beltrame, essa é a primeira situação após a divulgação da Carta de Belém feitas pelos governadores da Amazônia Legal, que definiu medidas prioritárias de proteção à pandemia do coronavírus.

Vídeo: