Meta da campanha contra a Influenza, no Amazonas, é vacinar 900 mil pessoas

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 12 Segundo

O público alvo da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no Estado, é composto de cerca de um milhão de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90%, o que corresponde a 900 mil pessoas. A campanha, que iniciou no dia 23 de abril apenas nos municípios do interior, terá o Dia D de mobilização neste sábado (12/05), data a partir da qual Manaus também dará início à vacinação, prosseguindo até o dia 1º  de junho.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que os grupos prioritários para vacinação são compostos por crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, professores da rede pública e privada, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pede total empenho dos municípios, para que a meta seja atingida. “Temos 50% da população concentrada na capital, que começa agora a receber a vacinação. Além disso, os municípios traçaram estratégias para vacinar nas comunidades e nas áreas remotas, durante o Dia D de mobilização. A expectativa, portanto, é de intensificação nos próximos dias, com a mobilização para o Dia D”, afirmou.

Abastecimento no interior – Segundo o secretário, todos os municípios estão abastecidos com vacina suficiente para alcançar a meta de imunização. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) encaminhou, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Vacinação (PNI), as quantidades necessárias, de acordo com a população de cada município. “Todos os municípios estão devidamente abastecidos, dentro da sua meta”, disse.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as particularidades geográficas do Amazonas exigem estratégias específicas, para alcançar bons resultados. Uma delas é o envio de agentes de saúde, pelas secretarias municipais, antes do Dia D, para as comunidades rurais mais distantes da sede.

Eficiente – Bernardino reforça que a vacina é eficiente e protege contra os vírus de Influenza H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. “A única restrição para não aplicação da vacina é referente a pessoas com alergia ao ovo, o restante está apto para se imunizar contra a gripe, que em casos grave pode levar a óbito”, ressaltou.

A coordenadora do PNI, Izabel Nascimento, destaca que o público alvo da campanha é de 1.027.394 pessoas em todo o Amazonas, porém, o Ministério da Saúde estabelece como meta ideal 90% desse público, o que dá 900 mil pessoas a serem vacinadas. Segundo ela, a mobilização no interior já alcança áreas indígenas, onde a vacinação também está ocorrendo.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Policiais Militares de Tabatinga Apreendem Homem com Drogas no Porto de Benjamin Constant Durante Ação da Operação Senti

Em Tabatinga, policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (9), embarcaram no Motor M. Monteiro, para entrar em ação na Operação Sentinela, fazendo deslocamento até o Município de Benjamin Constant onde iriam realizar revistas nos passageiros se deslocariam do porto daquela cidade do Alto Solimões […]