Instituto de Identificação já emitiu 7,9 mil certidões de Antecedentes Criminais este ano

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 18 Segundo

Manaus – Exigido para tomar posse em concursos públicos, para morar no exterior e para alguns tipos de emprego, a Certidão de Antecedentes Criminais foi emitida para mais de 7,9 mil pessoas no Amazonas, entre janeiro e abril de 2018. Os dados são do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vinculado a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Interessados em solicitar a certidão devem fazer o requerimento nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), tanto na capital quanto no interior, e nas unidades do Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC).

Na sede do Instituto de Identificação, localizada na avenida Pedro Teixeira, ao lado da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, também é possível solicitar o documento.

No ano passado, o Estado emitiu 31.270 certidões de Antecedentes Criminais. Todo o material é processado pelo Instituto de Identificação, para a consulta e expedição do documento. A certidão é entregue em um prazo que varia de 3 a 10 dias. O solicitante deve apresentar o original e cópia legível de um documento de identificação com foto.

A emissão é gratuita, conforme ressalta o gerente criminal do Instituto de Identificação, Marco Mubaraca da Silva. A gerência é responsável pela avaliação dos dados, fazendo consultas em diversos bancos de informações, incluindo Tribunal de Justiça, Polícia Civil e Polícia Federal.

Na certidão, constam informações sobre a existência de registros criminais em nome de uma determinada pessoa. O atestado não apresenta a ficha pessoal do sujeito, seguindo a orientação contida no parágrafo único, do Artigo 20 do Código de Processo Penal, colocando apenas uma resposta positiva ou negativa quanto a pendências jurídico-criminais. A certidão é válida por 90 dias.

Todo indivíduo que cometeu ou foi acusado de algum crime permanece com um registro criminal. Informações como absolvições, condenações e inquéritos são documentadas na certidão. A certidão emitida pelo Instituto contém informações processuais e pré-processuais, ou seja, inquéritos abertos ou em andamento que ainda não geraram processos na Justiça.

O documento é utilizado, por exemplo, por pessoas que irão assumir algum cargo público e que tenham sido aprovadas em concurso, para o consentimento de autorizações de residência em países estrangeiros e fechamento de contrato com empresas, a fim de avaliar o perfil do candidato. No Amazonas, a solicitação e expedição do documento ocorrem somente de forma presencial.

Pessoas que já residiram no Amazonas, naturais do Estado ou não, e que atualmente moram em outro Estado e necessitam do documento de seu Estado de origem, podem requerer a certidão por email. É necessário enviar cópia legível do documento de identificação, escaneado e enviado ao endereço eletrônico [email protected]tc.am.gov.br, com os motivos da solicitação. A consulta é realizada e a cópia da certidão escaneada é enviada ao cidadão.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Polícia Militar detém indígena no município de Envira portando ilegalmente uma arma de fogo

A Polícia Militar por meio do 10º Grupamento (GPM) do município de Envira, deteve por volta de 14h de quinta-feira (17), um cidadão indígena que portava ilegalmente uma arma de fogo. Segundo as informações repassadas pelos policiais de serviço, quando faziam patrulhamento de rotina na cidade, na Rua do Cacau, […]