Portal Amazon News

Conecta você à notícia

2 0

Nesta quinta-feira (04/08), mais uma vez o Instituto Veritas, conhecido por divulgar pesquisas eleitorais manipuladas, informou que Wilson Lima, governador do Amazonas, ultrapassou Amazonino Mendes, seu principal opositor, na corrida eleitoral de 2022.

Na pesquisa, o instituto afirma que Lima tem 33,3 pontos das intenções de voto para o Governo do Estado, seguido de Amazonino com 30,8, e o senador Eduardo Braga, em terceiro, com 16,7. A pesquisa, de registro de número AM-0897/2022, diz que Amazonino venceria o segundo turno com 42,5% contra 41,2% de Lima.
Diferentemente de todas as pesquisas eleitorais que apontam vitória do ex-presidente Lula no Amazonas, a Veritas diz que o presidente Jair Bolsonaro apresenta 44,7% contra 43,5% de Lula). A pesquisa mostra ainda que Ciro Gomes tem 3,6% e Simone Tebet tem 2,4%.

O Instituto Véritas é conhecido no eixo sul/sudeste/nordeste do Brasil por errar pesquisas eleitorais. O instituto possui dezenas de ações na Justiça Eleitoral em vários estados e em várias eleições. Somente relativas ao pleito de 2016 foram registradas 12 ações judiciais. Em uma das pesquisas denunciadas, o ex-presidenciável Aécio Neves, usou a pesquisa do instituto para manipular a popular, cuja pesquisa, apontava vantagem do tucano em Minas Gerais,. Na época, o Jornal Folha de São Paulo denunciou a farsa.

Utilizando uma fórmula enganosa e entrevistando somente 500 eleitores, o Instituto Veritá divulgou uma pesquisa fraudulenta e mentirosa sobre as eleições de 2012 em Monte Carmelo. Na época, o estudo apontava o candidato Carlos Enfermeiro (PSD) como vencedor do pleito com 32% dos votos. Carlos Enfermeiro era apoiado pelo atual candidato Saulo, que está sendo beneficiado pelas pesquisas do Veritá.

O resultado, como se sabe, foi uma verdadeira lavada. Carlos Enfermeiro ficou em terceiro lugar com pouco mais de seis mil votos. O vencedor foi o candidato Dr. Fausto (PT), com mais de 12 mil votos. O detalhe é que ele aparecia apenas em terceiro lugar na pesquisa divulgada à época.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi realizada no período de 22 a 26 de julho de 2022, em que foram ouvidas 5.611 pessoas presencialmente em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Careiro Castanho, Autazes, Coari e Tefé.

PUBLICADO POR: David Richard

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
2
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0