Estudantes e pais são desafiados a refletir sobre a prevenção à violência nas escolas

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 14 Segundo

Estudantes da rede estadual de ensino, professores e pais serão desafiados, nesta sexta-feira (04/05), a refletir sobre ações de prevenção à violência e às drogas nas unidades de ensino, no segundo dia do Ciclo de Palestras do Projeto de Prevenção e Segurança nas Escolas. A ação é coordenada pelo Departamento de Prevenção à Violência da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O ciclo de palestras começou nesta quinta-feira (03/05), com atividades nos turnos matutino e noturno. Nesta sexta, as atividades serão para os alunos do período vespertino.

“A partir daí, todos os alunos serão desafiados a apresentar redações, frases, cartazes e peças teatrais sobre o que aprenderam. Próximo ao encerramento do projeto, eles vão fazer as apresentações e os destaques serão premiados”, explicou o coordenador do projeto, capitão da Polícia Militar do Amazonas, Guilherme Sette.

Como funciona o projeto – O projeto foi lançado pelo vice-governador Bosco Saraiva, em parceria com diversas secretarias, com o objetivo de capacitar estudantes, pais e a comunidade escolar para que se tornem multiplicadores de ações de prevenção à violência e às drogas nas escolas.

Profissionais da área da segurança e de organizações da sociedade civil vão até as unidades de ensino para proporcionar à comunidade escolar (alunos, pais, profissionais da educação, policiais e lideranças comunitárias) conhecimentos e técnicas preventivas para o enfrentamento à violência e às drogas nas escolas.

A Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes no bairro Alvorada, zona centro-oeste, é a primeira escola a receber o projeto, que passará pelas seis zonas de Manaus.

O ciclo de palestras voltado para os alunos aborda temas como bullying, drogas, o papel da família no enfrentamento à violência, depredação patrimonial, violência no trânsito, formas de violência na escola.

Proerd Pais – Nesta sexta-feira (04/05), terá início o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) voltado para os pais, chamado de Proerd Pais. O programa já realiza ações junto aos estudantes, que aprendem sobre as influências negativas, a violência escolar e outros assuntos relacionados às drogas.

“Os pais são convidados para este curso, que vai durar quatro semanas. Começa nesta sexta e segue por três semanas, mas às quintas-feiras”, explicou o capitão Sette.

Cronograma – As atividades do projeto incluirão também curso de mediação de conflitos; curso de treinamento em extensão universitária; elaboração de plano de prevenção à violência e às drogas.

A ação irá avaliar as instalações físicas quanto à funcionalidade e segurança, além de um diagnóstico escolar sobre problemas, soluções e grau de comprometimento da comunidade escolar.

Também serão mensurados os resultados da ação e a análise do indicativo de redução da violência no entorno das unidades de ensino.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Alvará 2018 vence na próxima segunda, dia 7

A quarta parcela da Taxa de Verificação de Funcionamento Regular, o Alvará 2018, vence na próxima segunda-feira, 7/5. Os proprietários de estabelecimentos comerciais podem emitir a segunda via das guias de pagamento diretamente no site do Manaus Atende (manausatende.manaus.am.gov.br), no atendimento presencial dos Prontos Atendimento ao Cidadão (PACs), na Central […]