Equipe do Pró-Vida participa de ciclo de palestras em escola no bairro Alvorada 2

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 22 Segundo

A equipe do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), mantido há 19 anos pela Polícia Civil do Amazonas, participou nos dias 3 e 4 de maio deste ano, do ciclo de palestras do projeto social ‘Prevenção e Segurança nas Escolas’, lançado no dia 27 de abril deste ano, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O encerramento do projeto está previsto para o dia 7 de junho do ano corrente.

As palestras aconteceram em todas as salas do 1ª ao 3ª ano do Ensino Médio, abrangendo turmas dos turnos matutino, vespertino e noturno, na Escola Estadual Senador Manoel Severino Nunes, situada na segunda etapa do bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital. O evento contemplou cerca 1.760 alunos e também o corpo docente da escola, com diversos temas abordados em sala de aula.

De acordo com o investigador Renato Elias, coordenador do Pró-Vida, o objetivo do projeto é proporcionar à comunidade escolar conhecimentos e técnicas preventivas para o enfrentamento à violência e às drogas nas escolas. “O que nós queremos é deixar um legado por onde passamos, para fazer com que haja uma ação permanente. Essa escola está servindo de piloto para o projeto, mas pretendemos, a exemplo dela, dar andamento à capacitação desses jovens”, declarou o policial civil.

Durante o ciclo de palestras foram abordados temas distintos, como prevenção e repressão às drogas, crimes ambientais, educação para o trânsito, causas e consequências das drogas no organismo, bullying nas escolas, abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas. Conforme o coordenador do Pró-Vida, os assuntos foram divididos nas salas com o desafio aos alunos para a produção e apresentação de cartazes, frases, redações ou peças teatrais, com os temas abordados.

“Planejamos trabalhar a questão da prevenção por meio da informação, tentando fazer com que ocorra essa segurança nas escolas de uma polícia permanente próxima da população. O intuito é combater tanto a pichação, o aliciamento, o bullying, para melhorar a qualidade de vida entre os alunos e aproximar a família da escola e comunidade”, disse o coordenador do Pró-Vida.

Parceiros – A programação contou com palestrantes da equipe do Pró-Vida e, ainda, dos investigadores Junior Estivalett e Alessandro Cruz, lotados no 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), além de servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), vinculada à SSP-AM.

Participaram, ainda, representantes do Programa de Redução da Violência, do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), da SSP-AM; Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb-PMAM), com o programa Vitória Régia; Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito de Amazonas (Detran-AM); Faculdade Estácio, Ordem dos Capelães do Amazonas (OCA) e Rede Um Grito Pela Vida.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Governador Amazonino Mendes inaugura nova sede do Detran-AM

Com um ambiente moderno e humanizado, o novo prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), localizado na avenida Mario Ypiranga, bairro Parque 10, zona centro-sul, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (07/05), pelo governador do Estado, Amazonino Mendes. A nova sede tem cerca de quatro mil metros quadrados, […]