4 de dezembro de 2021

Portal Amazon News

Conecta você à notícia

Dicas de especialista: como não cair em fraudes na Black Friday

1 0

Brasil – Black Friday pode ser tempo de comprar barato, mas para aproveitar as promoções é preciso também ficar atento para não cair em fraudes.

A advogada especialista em direito do consumidor Marcela Cavallo dá algumas dicas práticas para não ter dor de cabeça.

Fique atento com os sites das promoções

É muito comum receber links de promoções em grupos do WhatsApp, stories ou posts patrocinados em redes sociais. No entanto, é preciso ter cuidado ao efetuar compras nesses links.

Muitos golpistas aproveitam esse período para aplicar uma fraude chamada phishing, que consiste em enviar links falsos para coletar dados sigilosos, como senhas de cartão.

Marcela alerta que são feitas páginas fakes idênticas a de sites de grandes varejistas e, quando a pessoa percebe, já colocou seus dados bancários.

“Sempre verifique a promoção direto no site da loja ou da marca, não acredite somente naquilo que recebe por stories, post patrocinado ou grupo. Busque essa promoção em ambientes que você sabe que serão seguros”, alerta.

Uma dica prática é verificar, na barra de endereço acima do site, se ele começa com a sigla https ou se existe uma figura de um cadeado, mostrando que a conexão é segura.

Entenda os Marketplaces para não errar

Quando grandes varejistas oferecem suas plataformas de venda para outros lojistas, eles se transformam em Marketplaces. Apesar de ser prática legal e cada vez mais comum, ainda levanta muitas dúvidas.

Lojas pequenas podem ser sinônimo de boas oportunidades e atendimento, mas Marcela reforça que o consumidor precisa ficar atento, pois as grandes varejistas não se responsabilizam pela entrega, prazo ou pós-venda dos parceiros, às vezes muito menores, que atuam naquele e-commerce.

“Muitas vezes você acha que vai estar falando com o grande magazine, mas, na verdade está conversando com o pequeno lojista e é ele que vai resolver o seu problema”, encerrou.

Publicado por: David Richard

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
1
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0