Denarc prende dupla com 1 tonelada de drogas no porto de Iranduba

Publicado por: David Richard

MANAUS | Eduardo Oliveira Simões, 37 anos, e Ismaiel de Souza da Silva, 51, foram presos na madrugada deste domingo (8), por tráfico de drogas, onde estavam transportando em uma embarcação uma tonelada de maconha tipo skunk, no porto do município de Iranduba, distante a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus.

Em coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral, o delegado adjunto Tarson Yuri disse que a apreensão gerou um prejuízo de cerca de R$8 milhões para o narcotráfico. A apreensão foi feita por voltas das 2h da madrugada de ontem.

“No total, somente neste ano, já conseguimos apreender 17 toneladas de drogas no nosso Estado. Nessa ação integrada da Polícia Civil, mais de uma tonelada de entorpecentes foram apreendidas e dois homens presos, o que mostra a eficácia da nossa equipe”, disse.

Quem coordenou a ação foi o diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), o delegado Paulo Mavignier, que explicou que as investigações partiram de uma denúncia, onde uma embarcação com drogas estaria descendo o Rio Japurá indo em direção ao Rio Solimões.

“A abordagem foi feita na Ilha da Paciência, no município de Iranduba e levaram para o porto. Neste momento acionamos o cão Odin, que fez uma varredura em todo o convés da embarcação e rapidamente sinalizou que haveriam entorpecentes entre o comando da embarcação e um tanque de gelo. Foi feita a abertura do local e encontramos a droga”, disse.

Ainda segundo o diretor do Denarc, há informações de que um dos envolvidos já foi preso anteriormente pela Polícia Federal pelo crime de narcotráfico, o que mostra que a dupla, é experiente neste de transporte de drogas na região.

“Nós vamos aprofundar as investigações para identificar as pessoas que estavam destinadas a receber a carga e quem foi que enviou. Aprofundaremos a questão da propriedade da embarcação, que aparenta ser clandestina e que foi utilizada por eles para o transporte. No fim, queremos montar uma operação para prender esse todos os membros deste grupo criminoso”, finalizou.

Além do Denarc, a operação contou com o apoio dos agentes do Grupo Força Especial de Assalto e Resgate (Fera), da Delegacia Fluvial (Deflu) e da Receita Federal. Já na Delegacia Geral, a dupla não quis prestar depoimento.

Eduardo e Ismaiel foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Após os trâmites legais, eles foram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde estão a disposição da Justiça.

Fotos: David Richard

“ASSISTA À LIVE”

VÍDEO: