Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona e do Departamento de Vida Selvagem e Pesca da Louisiana, ambos nos Estados Unidos, descobriu que os crocodilos jovens têm a capacidade de regenerar seu rabo em até 18% do comprimento total do corpo caso o percam.
A hipótese da pesquisa, publicada em 18 de novembro na revista Scientific Reports, é de que novo crescimento da cauda dá a esses répteis uma vantagem funcional em seus habitats aquáticos escuros.
Os pesquisadores usaram técnicas de imagem avançadas, combinadas com métodos de estudo de anatomia e organização de tecidos, para examinar a estrutura do rabo regenerado. Eles descobriram que essas a nova estrutura é complexa, composta de um esqueleto central feito de cartilagem e tecido conjuntivo que entrelaça vasos sanguíneos e nervos.
“O que torna o crocodilo interessante, além de seu tamanho, é que a cauda crescida exibe sinais de regeneração e cicatrização de feridas dentro da mesma estrutura”, comenta Cindy Xu, princinpal autora do artigo, afirma em nota.
Ela conta que o crescimento de cartilagem, vasos sanguíneos, nervos e escamas foi consistente com estudos anteriores de regeneração do rabo de lagartos. “No entanto, ficamos surpresos ao descobrir tecido conjuntivo semelhante a uma cicatriz no lugar do músculo esquelético na cauda de crocodilo regenerada”, complementa.
Segundo a pesquisadora, estudos comparativos futuros serão importantes para entender por que a capacidade regenerativa é variável entre os diferentes grupos de répteis e mamíferos.
Publicado por: David Richard
Leia Mais
Nos EUA, Bolsonaro ficará hospedado em casa do lutador José Aldo
Carro voador que não precisa de habilitação será lançado em 2023; veja vídeo
Tite é assaltado e ainda leva puxão de orelha do bandido por ter perdido a Copa do Mundo