Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados reúne 2 mil participantes na Ponta Negra

Manaus/AM – Aconteceu neste domingo (9) a Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados. O evento esportivo aconteceu no Complexo Turístico da Ponta Negra e foi o primeiro do país voltado aos refugiados.

Nem a manhã de sol forte desmotivou os mais de 2 mil participantes a percorrerem os 5 quilômetros da corrida. No total, foram arrecadados mais de 5 mil itens alimentícios que serão repassados aos abrigos mantidos pela Prefeitura de Manaus e a Cáritas Arquidiocesana.

O chefe da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Sebastian Roa, falou do histórico de imigração na cidade. “A causa é internacional. É uma coisa que acontece em Manaus, que acontece no mundo todo esse contexto de imigração. Os venezuelanos chegam diariamente em Manaus em busca de uma nova vida, de uma nova oportunidade. E esse tipo de movimentação, de evento, de corrida, é uma mostra da população de Manaus dizendo que estão abertos para acolher essas pessoas. Manaus tem um histórico de imigração e é uma oportunidade de parabenizar o município e esperamos continuar com a parceria para os próximos eventos”, afirmou.

Corrida

Aproximadamente 200 venezuelanos participaram da Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados e um venezuelano chegou em primeiro lugar no evento solidário. Trata-se de Luís Fernando Rodrigues, 21, que trabalha como ajudante de pedreiro e mora em Manaus há seis meses.