Coronavírus: Cientistas pedem lockdown e alertam para 3ª onda em Manaus

Redação
1 0
Tempo de leitura:1 Minuto, 25 Segundo

Manaus | A equipe de cientistas que previu o segundo colapso no sistema de saúde de Manaus por conta da covid-19 não só aponta o risco de uma terceira onda do coronavírus na região, como afirma que o Amazonas pode espalhar a crise sanitária pelo país caso não tenha vacinação em massa e não seja imposto um lockdown com pelo menos 90% da população isolada.

VEJA TAMBÉM: Amazonas confirma mais 2 casos de reinfecção pelo novo coronavírus

VEJA TAMBÉM: Empresários enviam considerações para reabertura gradual do comércio em Manaus

“Não existe lockdown em Manaus hoje, apenas um isolamento parcial que já sofre pressões para a reabertura da cidade. Uma reabertura, mesmo que gradual, agora propiciaria um cenário de manutenção da pandemia, e um ritmo de casos e mortes altos durante todo o ano e entrando em 2022”, afirma Lucas Ferrante, biólogo e doutorando do programa de Biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

VEJA TAMBÉM: Gasolina, diesel e gás de cozinha vão subir de preço

De acordo com o cientista, a atual segunda onda não é resultado da nova cepa, mas “fruto da negligência de governador e prefeito da capital, de não terem decretado um lockdown severo por algumas semanas no ano passado”.

VEJA TAMBÉM: Cenário da Covid-19 no Amazonas é atualizado pela FVS-AM, nesta terça-feira (9)

“Sem o isolamento social adequado, Manaus deve enfrentar uma terceira onda ainda em 2021. É necessária uma fiscalização forte da polícia para garantir o fechamento de Manaus. Além disso, é impensável a volta às aulas presenciais para qualquer local do Brasil neste momento, justamente para impedirmos o espalhamento da variante que surgiu no Amazonas”, destacou Ferrante.

Publicado por: David Richard

 

Happy
Happy
1
Sad
Sad
1
Excited
Excited
0
Sleepy
Sleepy
0
Angry
Angry
0
Surprise
Surprise
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Empresários enviam considerações para reabertura gradual do comércio em Manaus

Manaus | Em reunião híbrida (virtual e presencial), nesta terça-feira (09/02), na sede do Governo, representantes de shoppings e do comércio apresentaram ao governador Wilson Lima proposta para retomada gradual das atividades do setor. VEJA TAMBÉM: Amazonas confirma mais 2 casos de reinfecção pelo novo coronavírus As sugestões apresentadas vão […]

Obrigado pela visita!