26 de outubro de 2021

Portal Amazon News

Conecta você à notícia

Cientistas descobrem tubarão com 400 anos de idade; veja vídeo!

1 0

Cientistas descobrem tubarão com 400 anos de idade na Groelândia. Desse modo, essa espécie ganhou o título de vertebrado com maior tempo de vida do mundo. O antigo dono desse título era uma baleia-de-cabeça-roxa, com 211 anos.

A descoberta aconteceu devido a testes por radiocarbono que por meio do carbono 14 consegue identificar a idade do animal. Este método é popular em estudos de arqueologia, pois este componente demora milhares de anos para desaparecer.

O Tubarão Que Alcançou 400 Anos De Idade

Os tubarões da Groelândia alcançam até 5 metros de comprimento, mas em contrapartida, crescem apenas um centímetro por ano. Eles habitam as águas frias do oceano atlântico no norte. Estudos indicam que o animal se reproduz apenas quando alcança 150 anos de idade, e com 4 metros.

De acordo com a análise desse estudo, esses tubarões têm a idade média de 272 anos, tempo de vida de 390 anos no mínimo, e 512 anos no máximo. Acredita-se que isso está ligado a sua digestão e à região em que os tubarões vivem.

Em conclusão, o segredo está na sua digestão lenta e nas águas frias do oceano. Além disso, a espécie é conhecida como tubarões adormecidos por nadarem devagar, até demais. A ponto de pensarem que as focas encontradas dentro do organismo dos mesmos estavam dormindo ou mortas antes de virarem alimento.

Como Realizaram Os Testes?

Antes de mais nada, é preciso dizer que este estudo só foi possível por conta de testes de armas nucleares nesta mesma localidade. “Quer dizer então que são tubarões modificados por radiação que ganharam super poderes?”

Não, muito pelo contrário. Os testes que aconteceram nos anos de 1960 liberaram radiocarbonos que por consequência foram absorvidos por organismos que viviam no oceano. Entre estas criaturas, estavam os tubarões da Groelândia.

Desse modo, tubarões com maior quantidade desse material tinham menos de 50 anos de idade, por sua vez, tubarões com níveis baixos tinham 50 anos ou mais. Estes dados junto às informações quanto ao crescimento da espécie geraram os cálculos e os resultados. 28 tubarões passaram pela análise, e dentre eles uma fêmea foi identificada com nada mais, nada menos que 400 anos de idade.

Publicado por: David Richard

VEJA VÍDEO:

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
1
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
1