Central Pedagógica da SEC realiza ‘Piquenique no Jardim’ com estudantes do Amazonas

Redação
0 0
Tempo de leitura:2 Minuto, 28 Segundo

Cerca de 30 crianças do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal (CMEE) conheceram o Centro Cultural Palácio Rio Negro, através do Projeto “Piquenique no Jardim”, da Central Pedagógica da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), na manhã desta segunda-feira (21/05). O projeto está aberto para escolas públicas e privadas do Estado durante o ano todo.

“Piquenique no Jardim” oferece visitação gratuita a grupos de estudantes em espaços culturais da SEC, mediante agendamento prévio. O gerente da Central Pedagógica, Ricardo Lopes, afirma que a ação é uma forma de aproximar estudantes aos equipamentos culturais do Estado.

“A SEC tem museus e centros culturais com áreas adequadas para realizar visitações, receber as escolas e oferecer a elas um piquenique no jardim. Esperamos realizar parcerias com diversas instituições, em outros locais como o Museu Casa Eduardo Ribeiro, por exemplo. Esse projeto é mais voltado para o público infantil, por conta do aspecto lúdico que ele tem. Contamos também com o apoio do programa Mania de Ler, que está com a proposta de fazer contação de histórias durante as visitas”.

Desenvolvimento cognitivo – Acompanhadas dos pais, nesta segunda-feira, crianças de 0 a 10 anos participaram de uma visita ao Centro Cultural Palácio Rio Negro e ao Parque Senador Jefferson Péres. A psicóloga do CMEE, Waslânia Bintencourt, conta que já realizou diversas parcerias com SEC. Para ela, as atividades externas auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças.

“Acredito que as crianças precisam ter esse contato com a cultura do nosso Estado. É uma forma delas e de nós, profissionais, nos inserirmos na história regional, afinal, é a nossa identidade”, explica. “O desenvolvimento cognitivo delas fica mais aguçado e elas conhecem coisas novas”.

Quem também aprovou a visita foi a dona de casa Maria de Nazaré, de 39 anos, que levou seu filho, Luiz Miguel, para participar do projeto. “Eu nunca tinha participado de uma visita assim, acho que auxilia muito o desenvolvimento do Luiz Miguel. O meu filho tem Síndrome de Down e eu procuro sempre inseri-lo em atividades em que ele possa ter contato com novas pessoas e lugares, é importante para ele e para mim”.

Concerto Didático – A Central Pedagógica da SEC tem a função de orientar escolas durante visitações nos espaços culturais, indicando exposições, eventos e os melhores locais para visitas extraclasses. Com esse intuito, a Central também está realizando o projeto “Concerto Didático”, em que os alunos têm a oportunidade de participar de uma mini oficina com alunos de piano do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O Concerto Didático acontece quando a escola vem conhecer o espaço e, ao final da visita, vão à sala de piano receber um concerto didático com alunos do curso de música do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Isso acaba sendo um incentivo quando eles descobrem que é possível estudar música gratuitamente em nosso Estado”.

Para agendar uma visita, basta entrar em contato com a Central Pedagógica pelo telefone (92) 3215-4622.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Abre inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação, em Manaus

A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vai abrir as inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação, de quarta-feira, 23/5, a 5 de junho, somente via internet, no Portal do Candidato, em portalespi.manaus.am.gov.br/bolsaposgraduacao. O edital do processo seletivo será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 21/5. […]