Portal Amazon News

Conecta você à notícia

1 0

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 30, que o Brasil investiga duas suspeitas de varíola do macaco. Os casos foram registrados nos estados de Santa Catarina e Ceará.

Segundo a pasta, os pacientes estão isolados e sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Casos no mundo

O novo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para 257 casos da varíola do macaco (monkeypox, em inglês) em 23 países fora da África.

Há ainda 120 casos sendo investigados. Felizmente, nenhuma morte foi relatada até o momento.

Sintomas

Geralmente, começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como dores musculares, de cabeça e calafrios, além de inchaço dos gânglios linfáticos. Depois, a doença progride para uma erupção cutânea que se espalha para o rosto e o corpo.

De acordo com a OMS, casos graves ocorrem mais comumente entre crianças e estão relacionados à extensão da exposição ao vírus, estado de saúde do paciente e natureza das complicações.

O que é a varíola do macaco

A varíola do macaco é uma infecção viral rara, parente da varíola que foi erradicada em 1980.

De acordo com o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS), a doença geralmente dura de duas a quatro semanas e a pessoa se recupera. Os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Publicado por: David Richard

Happy
Haha
0
Sad
Triste
1
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
1