Bolsonaro diz que Amazônia foi saqueada e republica vídeo de Enéas

O presidente Jair Bolsonaro publicou em seu perfil no Twitter neste sábado (17) um vídeo do ex-deputado Enéas Carneiros’, ícone da direita brasileira morto em 2007.

A gravação contém 1 discurso de Enéas sobre a região amazônica. Ele fala que o local sempre foi alvo de cobiça internacional. Afirma que os estrangeiros “têm preocupação zero” com os índios.

“Vejam os senhores: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, tem preocupação zero com índio. Isso é conversa fiada, isso é balela, isso é conversa para quem é mentecapto, para quem tem hipóxia cerebral”, afirmou Enéas. “O problema é que lá na floresta amazônica está o futuro do planeta. É de lá que sairá a cota energética que movimentará o mundo”, disse Enéas.

A publicação é acompanhada de 1 texto de Bolsonaro. O presidente escreveu que de 1995 a 2016, durante os governos do PSDB e do PT, o Brasil foi saqueado e transformado num anão em suas relações internacionais. “Enéas Carneiro, Sargento do Exército e Médico, nos dá a certeza da urgência de nos preocuparmos com a rica e cobiçada Amazônia”, escreveu o presidente.

O vídeo conta com slides de fotos da floresta amazônica, da ONU e de líderes internacionais. Assista abaixo (2min25s):

Suspensão de repasses ao Fundo Amazônia

A postagem ocorre após líderes de países europeus criticarem a política ambiente do governo Bolsonaro. A Noruega e a Alemanha cancelaram repasses ao Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). O programa tem o objetivo de financiar políticas públicas na região.

A Noruega suspendeu o repasse de R$ 130 milhões. Já a Alemanha o bloqueio de R$ 155 milhões.

Dados do Imazon, organização que monitora desflorestamento de maneira independente, apontam que o país perdeu 5.054 km² de matas de agosto de 2018 a julho de 2019 –aumento de 15% em relação aos 12 meses anteriores.

Fonte: Poder360