Aedes aegypti pode transmitir múltiplos vírus em uma picada

Redação
0 0
Tempo de leitura:49 Segundo

Com uma única picada, o Aedes aegypti pode transmitir dengue, zika e chikungunya. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos. O fenômeno não é novo e é conhecido como coinfecção, ou seja, quando alguém é atingido por duas ou mais doenças ao mesmo tempo.

Os pesquisadores analisaram mosquitos infectados com os três tipos de vírus para entender como acontece a transmissão das doenças em uma única picada. Apesar deste tipo de coinfecção ser rara, pode se tornar comum em áreas de surto.

No Brasil, um estudo realizado pelo Grupo de Entomologia Médica da Fiocruz Minas em parceria com a Fundação Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado constatou que o Aedes aegypti pode ser infectado por zika e dengue, e transmite preferencialmente o vírus da zika.

Nesse caso, a taxa de transmissão pelo zika em camundongos infectados foi de 100%, enquanto a contaminação por dengue não passou de 20% e estes também estavam infectados pelo zika.

Happy
Haha
0
Sad
Triste
0
Excited
Amei
0
Sleepy
Tédio
0
Angry
Raiva
0
Surprise
Uau
0
PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

Polícia procura adolescente que teria sido torturada e executada por traficantes na Zona Oeste

Manaus – A delegacia de homicídios e sequestros juntamente com a polícia militar investiga na manhã dessa segunda-feira (11), a suposta execução de uma jovem de 16 anos identificada como Alice de Lima Vieira moradora do bairro União da Vitória, na Zona Oeste de Manaus. De acordo com a família […]